L O A D I N G

pt

Normas

EN 1263-1

As redes de segurança anti-queda são EPC - equipamento de proteção coletiva destinados a proteger pessoas e/ou bens contra quedas de altura. Constituídos por uma ligação de malha de nylon ou de materiais plásticos, são suportados por uma corda na extremidade ancorada com elementos adequados para impedir a queda de pessoas.
A norma EN 1263-1 refere-se a redes de segurança e acessórios utilizados durante os trabalhos de construção e montagem para proteger os trabalhadores em altura contra quedas de altura. Especifica os requisitos de segurança e os métodos de ensaio e baseia-se nas características de desempenho das fibras de polipropileno e poliamida de que são compostos.


Classificadas de acordo com dois parâmetros: classe e sistema. A classe define a dimensão da malha e a resistência da rede, enquanto o sistema indica o tipo de suporte da rede e a forma como é utilizado.
Existem quatro classes (A1, A2, B1, B2) que se distinguem pela dimensão máxima da malha (lM) e pelos valores característicos da energia (E) que pode atuar sobre elas.
- A1 lM = 60 mm E = 2,3 kJ
- A2 lM = 100 mm E = 2,3 kJ
- B1 lM = 60 mm E = 4,4 kJ
- B2 lM = 100 mm E = 4,4 kJ

Existem quatro sistemas, dois para utilização horizontal (Sistema S e Sistema T) e dois para utilização vertical (Sistema U e Sistema V).

Sistema S:
Uma corda na extremidade enquadra e reforça a área do perímetro e os cabos de elevação e de ancoragem estão ligados a ela. Colocada em posição horizontal, protege uma grande área da zona de trabalho, geralmente no interior da estrutura a proteger contra as quedas. As redes de proteção do sistema S devem ter uma superfície mínima de 35 m2 e um lado curto de, pelo menos, 5 m.

Sistema T
Fixada à consola (estrutura metálica de suporte) para utilização horizontal. Ao contrário do sistema S, tem menos desenvolvimento de superfície e assemelha-se a um suporte fixado à parede exterior do edifício.

Sistema U
Fixada a uma estrutura de suporte para utilização vertical, pode ou não ter a sua própria estrutura fornecida pelo fabricante. Amarrada e fixada à estrutura de suporte por meio de uma corda ou correia adequada.
Sistema V
Uma corda na extremidade fixa-se a um suporte em forquilha, a instalação vertical protege contra as quedas laterais e verticais que podem ocorrer a partir de dois andares. Permitem, nas diferentes soluções de utilização possíveis, evitar as quedas acidentais dos operadores e/ou a queda de materiais sobre os operadores.

Produtos para esta norma

Produtos para esta norma
Contactar-nos