L O A D I N G

pt

Normas

EN 14058

A norma EN 14058 especifica os requisitos e métodos de ensaio para o desempenho do vestuário individual para proteção contra os efeitos de ambientes com temperaturas tão baixas quanto -5°C. Estes efeitos incluem não só as baixas temperaturas do ar, mas também a humidade e a velocidade do ar.
Testados para:
Resistência térmica (Rct): é medida em todas as camadas do tecido e indica a quantidade de calor seco que pode passar através do tecido. O valor é classificado em 3 classes. Quanto mais elevada for a classe, melhor será o isolamento térmico.
Rct de isolamento térmico em m2K/W
Classe 1 0,06 < Rct < 0,12
Classe 2 0,12 < Rct < 0,18
Classe 3 0,18 < Rct < 0,25
Com um valor superior a 0,25, aplica-se a norma EN 342.

Permeabilidade ao ar (PA): a permeabilidade do tecido é medida e está dividida em 3 classes, sendo que a classe 3 proporciona a máxima proteção. Este valor é facultativo. Quando presente, é escrito abaixo do valor Rct.
Impermeabilidade à água (WP): diz respeito à impermeabilidade do tecido e das costuras, classificada em duas classes.
Resistência à água em Pa
Classe 1 8000 < WP < 13000
Classe 2 WP > 13000
Este valor é facultativo; se for especificado, deve também ser determinado o coeficiente de transmissão do vapor de água, que não deve ser superior a 55.

Isolamento térmico: este teste opcional pode ser efetuado de duas formas: com um manequim móvel (Icler) e com um manequim estático (Icle). Quando uma peça de vestuário não foi submetida a todos os ensaios, é colocado um X no lugar do valor.

EN 14058

Produtos para esta norma

Produtos para esta norma
Contactar-nos