L O A D I N G

pt

Normas

EN 397

A norma EN 397 especifica os requisitos físicos e de desempenho, os métodos de ensaio e os requisitos de marcação para capacetes de proteção industrial. Os capacetes de segurança industrial destinam-se principalmente a proteger o utilizador contra a queda de objetos e as lesões cerebrais e fraturas cranianas que daí podem resultar. As principais características destes dispositivos de proteção são: capacidade de absorção de choques, resistência à perfuração, resistência à chuva e à luz solar, resistência aos produtos químicos e à inflamabilidade e propriedades dielétricas.
Os requisitos previstos são:
- Resistência ao impacto: força transmitida à cabeça ≤5,0 kN com uma energia de impacto de 49 J (uma massa de 5 kg caindo de uma altura de 1 metro).
- Resistência à penetração: nenhuma penetração com uma energia de impacto de 29 J (uma massa de 3 kg caindo de uma altura de 1 metro).
- Resistência à chama: nenhum dano após exposição à chama durante 5 segundos;
- Resistência a baixas temperaturas (-20 °C ou -30 °C): resistência ao impacto e à penetração à temperatura de -20 °C ou -30 °C. Requisito facultativo.
- Resistência a altas temperaturas (+150 °C): resistência ao impacto e à penetração à temperatura de 150 °C. (requisito opcional).
- Propriedades elétricas (440 VAC): corrente de fuga ≤1,2 mA a uma tensão de 1.200 VAC (requisito opcional).
- Deformação lateral (DL) ≤40 mm e deformação residual ≤15 mm quando sujeito a uma carga progressiva até 430 N. Requisito opcional.
- Salpicos de metal fundido (MM): nenhum dano após contacto com 150 g de ferro fundido. (requisito facultativo).

Produtos para esta norma

Produtos para esta norma
Contactar-nos