L O A D I N G

pt

Normas

EN 14387

Os dispositivos de proteção respiratória são um tipo especial de EPI, fabricados para proteger os trabalhadores da inalação de substâncias perigosas no ar do ambiente de trabalho. Estes dispositivos são utilizados como último recurso na hierarquia das medidas de controlo, quando não é possível obter um controlo adequado da exposição por outros meios. Os filtros são uma componente deste processo e são colocados em máscaras e meias-máscaras concebidas para reter poluentes, sólidos e/ou aeriformes. Caracterizam-se por colorações ou faixas coloridas para proteção contra vários poluentes enquanto são brancas para os pós.
A norma EN 14387 refere-se a filtros anti-gás (adequados para proteção contra gases e vapores) e filtros combinados para utilização como componentes em dispositivos de proteção respiratória não assistida. Para cada tipo de filtro, existem três classes de proteção que diferenciam a sua capacidade de absorção crescente e, por conseguinte, a sua durabilidade (fixada numa norma de 100 por cento).
Marcado pelos números 1, 2, 3, que determinam a sua classe; o filtro pode ser identificado pela sua coloração e pela sua associação a uma letra e a um número, por exemplo:
- A) Castanho. Proteção contra vapores orgânicos com um ponto de ebulição superior a 65°C.
- B) Cinzento. Proteção contra gases e vapores orgânicos (cloro, ácido cianídrico, sulfureto de hidrogénio).
- E) Amarelo. Proteção contra gases ácidos (dióxido de enxofre, ácido clorídrico).
- K) Verde. Proteção contra o amoníaco e os seus derivados orgânicos.

Para as três classes, qualquer que seja a concentração do aeriforme presente, a capacidade de retenção do poluente é sempre a mesma, o que varia é o tempo durante o qual esta caraterística é assegurada.
Tendo em conta que, à medida que a classe do filtro aumenta, aumenta também a resistência respiratória do dispositivo à passagem do ar, em alguns casos é preferível utilizar filtros com uma capacidade inferior que ofereçam um maior conforto respiratório, proporcionando a mesma proteção durante menos tempo.

Produtos para esta norma

Produtos para esta norma
Contactar-nos